Vale refeição: Benefício com gostinho de comida pronta.
Muito além de um benefício, o vale refeição é uma ferramenta estratégica para engajar o time e destacar sua empresa no mercado.

O que é vale refeição?
O vale refeição, ou simplesmente VR, é um benefício oferecido pelas empresas para que os colaboradores possam fazer suas refeições fora de casa, durante a jornada de trabalho. Ele é concedido em formato de crédito mensal ou quinzenal, e pode ser usado em restaurantes, padarias, lanchonetes, cafés e outros estabelecimentos que vendem refeições prontas. Embora não seja obrigatório por lei, é cada vez mais raro ver uma empresa que não o inclua no pacote de benefícios para seus colaboradores.
Quero contratar vale refeição!Você precisa conhecer mais sobre esse benefício corporativo!
O vale refeição é o segundo benefício mais oferecido pelas empresas!
78% das empresas respondentes do Planeta Firma, anuário de benefícios 2025 da Swile, responderam que oferecem vale refeição no seu pacote de benefícios.
O pacote de benefícios é determinante na hora de aceitar uma vaga.
Para mais de 96% dos respondentes, os benefícios oferecidos por uma empresa são determinantes ou ajudam a aceitar uma vaga de emprego, segundo o Planeta Firma.
RH atualizado é sinônimo de vaga preenchida.
Mais de 61% dos respondentes do Planeta Firma concordaram que um RH com práticas atualizadas é fundamental na hora de aceitar uma nova vaga de emprego.

Como funciona o vale refeição?
O vale-refeição é um benefício oferecido pela empresa, com recarga feita de forma quinzenal ou mensal.
O valor pode ser adicionado diretamente no Cartão Swile, com bandeira Mastercard, aceito em mais de 4 milhões de estabelecimentos em todo o Brasil como restaurantes, lanchonetes, padarias, cafeterias e outros locais voltados à alimentação pronta.
Além disso, o saldo do VR também pode ser utilizado em aplicativos de delivery, facilitando a rotina de quem trabalha de forma híbrida ou remota. Na hora de pagar, é só escolher a forma de pagamento do cartão e utilizar o saldo disponível na carteira de refeição.
Benefícios do vale refeição
O vale refeição vai além de um valor para cobrir as refeições diárias. Ele impacta diretamente o bem-estar do time, a produtividade da empresa e até o ecossistema de restaurantes e estabelecimentos. Olha só:
Para os colaboradores
O vale refeição facilita a rotina de quem trabalha fora de casa ou de forma híbrida, garantindo acesso a refeições mais equilibradas, variadas e acessíveis. E para quem fica 100% de home office, também é uma forma prática de cuidar da saúde, da energia e da concentração ao longo do dia, sem precisar de tempo para cozinhar.
Para as empresas
Ao oferecer vale refeição, a empresa melhora o clima organizacional, aumenta o engajamento e colabora com a produtividade da equipe. Além disso, é possível reduzir custos operacionais com refeitórios internos e reforça sua imagem como uma marca empregadora que valoriza o bem-estar do time.
Para os estabelecimentos
Diferente do arranjo fechado, que exige maquininhas específicas e cobra taxas mais altas, o arranjo aberto, como o da Swile, impulsiona o faturamento dos estabelecimentos ao redor da sua empresa com taxas menores e garante mais liberdade e competitividade no mercado.
O que a lei diz sobre o vale refeição?
Existe uma lei que regulamenta a oferta de vale refeição: a <strong>Lei nº 14.442</strong>. Confira abaixo os principais detalhes. Se liga:
Vale refeição e a Lei nº 14.442
A Lei nº 14.442 reforça que o vale refeição deve ser usado exclusivamente para a compra de alimentos, proibindo saques ou uso do saldo para outras finalidades. O objetivo é garantir que o benefício cumpra sua função original: apoiar a alimentação do trabalhador.
A lei também estimula a concorrência no setor, impedindo práticas que limitem a rede de aceitação. Com isso, modelos de arranjo aberto, como o da Swile, ganham destaque por oferecerem mais liberdade para os colaboradores e condições mais justas para os estabelecimentos.
O vale refeição é obrigatório?
O vale refeição não é um benefício obrigatório segundo a CLT. Ou seja, a empresa não é legalmente obrigada a oferecê-lo. Ainda assim, muitas organizações optam por incluir o VR como forma de valorizar seus times, promover mais qualidade de vida e se destacar na atração e retenção de talentos
PAT e o vale refeição
O Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) é uma política pública que incentiva empresas a oferecerem benefícios voltados à alimentação, como o vale-refeição, em troca de vantagens fiscais.
Para isso, é preciso que a empresa esteja cadastrada no programa e siga algumas regras, como garantir que o benefício seja usado apenas para alimentação e não tenha natureza salarial.
Mais do que uma exigência legal, aderir ao PAT demonstra responsabilidade social e o compromisso da empresa com a saúde e o bem-estar do time. E sim, a Swile está cadastrada no programa! :)
Dúvidas frequentes sobre o vale refeição
Quer saber mais sobre o vale refeição?
Benefícios Corporativos
30/12/2024
Principais diferenças entre Vale Refeição e Vale Alimentação.
Neste artigo, vamos explorar essas diferenças em detalhes, falando sobre suas definições até os impactos para o uso, para que você possa escolher a melhor opção para sua organização, combinado?
Benefícios Corporativos
16/09/2021
Vale refeição e vale alimentação: tudo o que funcionários e empresas precisam saber.
Se você tem dúvidas sobre como esses benefícios funcionam, leia o nosso blog post até o final, pois vamos responder às principais perguntas sobre vale refeição e vale alimentação!
Planeta Firma
01/01/2025
Planeta Firma: anuário de benefícios corporativos 2025
Dados exclusivos e tendências que estão moldando o mercado, abordando sobre o futuro do trabalho, flexibilidade, tecnologia e as principais referências sobre benefícios corporativos no Brasil.
Vamos revolucionar os benefícios na sua empresa?
É só clicar aqui e o nosso time entrará em contato :)